Sexta, 19 de abril de 2019
34 9 8440 8052
Brasil

17/01/2019 às 08h47 - atualizada em 17/01/2019 às 16h12

111

Irineu Castanheira

Uberlândia / MG

Prefeitura garante produtividade e bem-estar na Zona Rural
Ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos beneficiaram milhares de famílias nos dois últimos anos
Prefeitura garante produtividade e bem-estar na Zona Rural
Divulgação

A população da Zona Rural de Uberlândia pôde contar com conquistas nunca vistas antes nos últimos dois anos. Por meio de investimentos em infraestrutura, subsídios, auxílios, capacitações, consultorias, novas legislações e políticas públicas estratégicas, a Prefeitura de Uberlândia transformou a rotina de milhares de famílias, ao proporcionar um ambiente favorável para o fomento de seus negócios e o aumento de sua qualidade de vida.


As inúmeras diretrizes focadas na valorização das comunidades rurais são conduzidas pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos. “A nossa Zona Rural, incluindo nossos distritos, abriga um dos principais setores econômicos do Município, além de ser lar de pessoas trabalhadoras e honradas. Nossa administração tem como prioridade reconhecer a importância dessas pessoas e fomentar a sua atuação”, destacou o prefeito Odelmo Leão.


Novo Agro


O Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais - Novo Agro completou um ano em novembro do ano passado, com aproximadamente 2 mil produtores beneficiados. Centenas de ações - que incluem novas leis, criação de feiras, auxílios, cursos e eventos – propiciaram uma atuação mais profissionalizada dos produtores em cinco pilares: agroindústria de pequeno portegastronomiaturismo ruralagroecologia e piscicultura.


Reconhecido em âmbito nacional por seu pioneirismo no desenvolvimento de pequenos negócios, o programa deu ao prefeito Odelmo Leão o seu segundo Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor.


Georreferenciamento


Utilizando a tecnologia a seu favor, a Administração Municipal deu início ao georreferenciamento de áreas rurais. Com isso, uma imensa base de dados formou o panorama exato da Zona Rural. Foram levantadas, por exemplo, 2,4 mil propriedades, com 8,3 mil moradores. Também foram mapeados 162 mil hectares de área de pastagem, 130 mil hectares de produção vegetal, 61 mil hectares de vegetação e 26 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente. Todos esses dados são utilizados diariamente para aprimorar a logística da secretaria e tornar os serviços mais efetivos.


Silagem


A secretaria contribuiu com a produção de mais de 13 mil toneladas de silagem em 2017 e 2018, disponibilizando mais 2,1 mil horas-máquina a preços subsidiados a pequenos produtores. Também foram oferecidas mão de obra e consultoria técnica para o serviço. Com o alimento produzido, foi possível alimentar 3,4 mil vacas, o que gerou economia média de R$1,2 mil a cada produtor e aumentou 5,5 milhões de leite na produção.


Brucelose


Ao oferecer mão de obra para a vacinação contra a brucelose (infecção bacteriana que pode ser transmitida ao homem), a gestão municipal também contribuiu para a imunização dos rebanhos. No biênio, foram feitas aproximadamente 400 visitas a propriedades, o que resultou na aplicação de doses a 1.600 bezerras.


Estradas vicinais


Para garantir o acesso às propriedades rurais, quase 4 mil km de estradas vicinais receberam o serviço de patrolamento desde 2017. Houve, ainda, o encascalhamento de outros trechos, além da construção de pontes, viadutos e melhorias na drenagem das vias.


 


Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) adquiriu quase 269 toneladas de itens produzidos por agricultores familiares do município. Todos os alimentos foram repassados instantaneamente a aproximadamente 100 entidades parceiras do programa. Ao todo, 400 agricultores familiares foram diretamente beneficiados. 

FONTE: SECOM

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados