Quarta, 20 de fevereiro de 2019
34 9 8440 8052
Cultura

06/01/2019 às 10h26 - atualizada em 06/01/2019 às 10h36

163

Irineu Castanheira

Uberlândia / MG

Festa de Folias de Reis reúne público nos distritos e comunidades da cidade
Tradicional celebração aconteceu neste sábado (5) e contou com o apoio da Prefeitura
Festa de Folias de Reis reúne público nos distritos e comunidades da cidade
Imagem/Secom

​“Uma renovação da fé!”. É a definição da dona de casa, Paula Alves, sobre o significado da Festa de Folias de Reis. Com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, a tradicional cerimônia foi celebrada, neste sábado (5), nos distritos de Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia e nas comunidades de Capela dos Martins e Mata dos Dias.



​De acordo com o capitão da Folia em Cruzeiro dos Peixotos, João Batista Silva, mais de 150 pessoas trabalharam na organização e a expectativa é de receber mais de 3 mil fiéis.  “Participo da Folia desde os meus 12 anos e antigamente nós fazíamos a festa na fazenda. É muito gratificante ver o quanto ela cresceu e como a comunidade toda se une para fazer um evento bonito”, contou o senhor de 77 anos.


​E o João Batista conseguiu manter viva a tradição no filho, Mauro César. “Estamos aqui há vários dias preparando as carnes, os doces e sinto que a comunidade tem muita fé com os santos. Como o meu pai sempre foi capitão de Folia, eu adquiri esse amor pela tradição e tenho certeza que meus filhos irãocontinuar escrevendo nossa história”.



 


Além do famoso jantar, os participantes da celebração acompanharam os cantos nas casas, a procissão até o presépio, rezaram o terço e participaram da cerimônia de passagem da coroa. Todo ano, a Paula Alves espera ansiosa a chegada da bandeira em sua casa. “É uma tradição na minha família, uma renovação da fé e uma forma de abençoar o novo ano que está começando”, revelou.


Desde o fim de dezembro, os grupos foram até as casas da região para arrecadar donativos para o grande dia. Já as secretarias de Cultura e Agropecuária, Abastecimento e Distritos foram as responsáveis por montar a estrutura de palco, som e as tendas de suporte.

FONTE: Secom

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados